Em ação junto à colaboradores da CCMT, equipe de imunização aplica 245 doses de vacina

Texto: Claudia Lazarotto/Janaína Oliveira Fotos:

publicidade

Ir à campo em busca de quem está com vacinas atrasadas. Esse é um dos pilares do trabalho das equipes de imunização da Secretaria de Saúde (Semsa). E para estar mais perto do público no último sábado, 27, as equipes conferiram os catões de vacina dos colaboradores da empresa Consórcio Caminhos do Mato Grosso (CCMT). 350 cartões de vacina foram conferidos e 176 colaboradores estavam com doses em atraso com a aplicação de 245 doses de vacinas.

Conforme a coordenadora da Central de Imunização do Município, Kátia Dal Prá, foi uma ação gratificante. “Toda a equipe da medicina do trabalho da Sorrimed e da Nova Rota do Oeste estiveram envolvidas; praticamente todos os trabalhadores estavam com cartão de vacina em mãos o que facilitou e agilizou o nosso atendimento”, explica a enfermeira.

Kátia ressalta que a atualização da caderneta deve ser vista como uma prioridade de saúde e que cada dose aplicada é uma forma de prevenir doenças, surtos e pandemias.

“Quanto mais gente vacinada, mais a circulação de vírus e bactérias é significativamente reduzida, o que contribui para a proteção de quem não pode receber imunizantes diretamente, como pessoas com o sistema imunológico fragilizado ou com alergia a componentes das vacinas”, orienta.

Leia Também:  NIF notifica obras com irregularidades no Parque dos Poderes

Estar com as vacinas em dia também facilita o acesso a diversos serviços, como saúde, educação, viagens e concursos públicos, além de proteger especialmente os mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, como destaca o secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani.

“Ao se vacinar, a pessoa também contribui para a segurança individual e daqueles que estão ao seu redor. Esse cuidado coletivo é fundamental para impedir o agente infeccioso e o retorno de doenças já controladas ou erradicadas, como a poliomielite, sarampo, hepatite B e tétano”.

Kátia reforça ainda que prevenir é sempre mais seguro e econômico do que tratar uma doença já instalada.

“Muitas complicações de saúde podem ser evitadas com um programa vacinal eficiente e contínuo. Caso a pessoa tenha dúvida se tem doses pendentes ou não, basta procurar a unidade de saúde mais próxima ou de referência para que os profissionais avaliem a carteirinha. A vacina é segura, eficaz, gratuita e salva vidas”, finaliza.

Vale lembrar que em Sorriso as salas de vacina, anexas aos PSFs, contam com todos os imunizantes que integram o calendário nacional de imunizações e seguem à disposição da população. O atendimento nas salas é de segunda a sexta-feira das 7 às 11 horas e à tarde das 13 às 17 horas. Ainda, além das salas, ações como as de sábado são realizadas em escolas e empresas de forma rotineira.

Leia Também:  Sorriso se despede de Gil Bedin

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade