Nesta sexta-feira (12 de dezembro) será finalizada a quarta turma do curso “InovaGPT: Transformando a Gestão Judicial com Inteligência Artificial” – Módulo 1. Promovida pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), a capacitação tem duração de três dias (10 a 12 de dezembro), é voltada a magistrados(as) e assessores(as) e conduzida pelo eixo “Tecnologia Digital” da Escola, sob responsabilidade do desembargador Lídio Modesto da Silva Filho.
Realizado a partir de exercícios práticos, o curso tem alcançado resultados expressivos, com grande número de interessados. Segundo o desembargador, o programa se destaca pela qualidade do conteúdo e pela atuação do instrutor, juiz Vinícius Galhardo. “Tenho certeza que, pelo sucesso que é, pela entrega que existe e pelo material desenvolvido com muito carinho pela Escola da Magistratura, nossos servidores e magistrados têm hoje uma qualificação muito melhor para trabalhar com essa ferramenta que chegou para ficar. É uma ferramenta disruptiva, que permite que os trabalhos sejam feitos de forma célere, dando maior qualidade de vida para o servidor e para o magistrado”, afirmou.
O desembargador ressalta que o curso foi pensado especialmente para atender às demandas do Estado e incentivar o aprofundamento no uso de tecnologias emergentes. Ele destaca que a inteligência artificial tem proporcionado mais agilidade e eficiência no trabalho, além de melhorar a qualidade de vida dos profissionais. “É uma carga informacional gigantesca à nossa disposição”, disse. “A grande maioria dos magistrados premiados recentemente já utiliza IA, o que mostra que esse é um caminho sem volta e que estamos perdendo o medo da usabilidade do sistema.”
Com a boa receptividade do público, para 2026 a Esmagis-MT planeja expandir o curso InovaGPT para alcançar servidores e magistrados que atuam em regiões mais distantes da capital. Segundo o desembargador, o objetivo é ampliar o debate sobre inteligência artificial. “Queremos interiorizar o curso e trazer pessoas com conhecimento avançado para discutir temas que hoje movimentam não só Mato Grosso, mas o mundo inteiro”, afirmou. “Nosso curso, no meu ponto de vista, é o melhor do Brasil — e queremos somar ainda mais e realizar eventos aqui na Esmagis.”
Instrutor
Com carga horária de 20 horas/aula, o curso é ministrado pelo juiz de Direito Vinícius Paiva Galhardo, integrante do INOVAJUS do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e formador credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Segundo o magistrado, o TJMT tem se destacado nacionalmente pela rapidez na adoção de novas tecnologias. “O nosso Tribunal de Justiça está muito à frente do tempo”, afirmou. Ele explica que, desde o início de 2025, magistrados e servidores vêm passando por capacitações contínuas em inteligência artificial. “Hoje nós temos praticamente todo o Tribunal com um conhecimento mínimo de IA”, destacou.
Galhardo ressalta que o objetivo central da formação é aprimorar a qualidade da prestação jurisdicional e reduzir o tempo de resposta ao cidadão. “É um curso voltado para a prática, uma demonstração de como utilizar a inteligência artificial na gestão de gabinete. E o principal que a gente sempre busca com isso é qualidade na prestação da tutela judicial e melhorar ainda mais o tempo de espera na resposta judicial”, explicou. O juiz avalia o resultado como “100% positivo” e aponta a recente conquista do Selo Diamante do CNJ como reflexo direto do esforço institucional aliado ao uso de novas tecnologias. “Tudo isso é resultado de muito esforço de todos nós e também das novas tecnologias. A inteligência artificial é uma delas e já vem sendo implementada pelo Tribunal desde o início do ano”, completou.
Para o juiz Edson Dias Reis, da 2ª Turma Recursal (Gabinete 2), essa capacitação é extremamente relevante para a atividade em gabinete. “Para quem iniciou no Judiciário há mais de 30 anos com a máquina de datilografia, a gente vê o avanço da tecnologia no intuito de nos auxiliar, não nos substituir, mas de nos auxiliar. Não tem como hoje o magistrado exercer a sua função para cumprimento de metas e entregar uma prestação jurisdicional célere e eficiente sem o uso da inteligência artificial.”
A atividade pedagógica teve início em 10 de dezembro, com 4h de atividades na modalidade EAD, com acesso livre pela plataforma Moodle. Nos demais dias, as atividades ocorrem presencialmente, na Esmagis, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Ao longo da ação pedagógica, serão abordados os seguintes tópicos: introdução à Inteligência Artificial Generativa e ao Chat GPT, configurações básicas do GPT para uso no Judiciário, princípios de criação de prompts eficazes e oficinas práticas, envolvendo o desenvolvimento de prompts para audiência de custódia, recebimento de petição inicial (cível e criminal), despacho saneador e relatório de sentenças.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
Autor: Lígia Saito e Keila Maressa
Fotografo: Josi Dias
Departamento: Assessoria de Comunicação da Esmagis-MT
Email: [email protected]

























