TJMT celebra Acordo de Cooperação para preservação da memória institucional

publicidade

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) assinou o Acordo de Cooperação nº 1/2025, que cria a “Rede de Memória do Estado de Mato Grosso”. O documento consolida a troca de informações e a realização de ações conjuntas para o estímulo e socialização de projetos em prol da memória institucional de diferentes órgãos públicos.
Serão beneficiados os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública. A criação da “Rede de Memória do Estado de Mato Grosso” fomenta a interlocução e a integração das unidades de gestão de memória institucionais (Arquivos, Bibliotecas, Centros Culturais, Centros de Memória, Memoriais e Museus).
Além disso, o acordo também prevê a promoção de iniciativas de preservação do patrimônio arquivístico, mobiliário e imobiliário de caráter histórico e cultural dos órgãos participantes. Para isso, serão planejados e executados eventos, capacitações e treinamentos nas áreas científicas relativas à pesquisa, preservação e difusão da memória do Poder Público de Mato Grosso.
A parceria entre as instituições deve fomentar a pesquisa, a preservação e a difusão das informações e acervos ao público interno e externo. O coordenador da Comissão de Gestão da Memória do Poder Judiciário de Mato Grosso e secretário-geral do Tribunal de Justiça, juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior, destaca a importância do Acordo de Cooperação.
“Este Acordo de Cooperação é um instrumento que aproxima os órgãos partícipes e fortalece as iniciativas de preservação e divulgação da memória pública. Ele fomenta o compartilhamento e a difusão de conhecimentos técnicos e dos acervos, dando mais efetividade às ações de gestão da memória institucional no Estado de Mato Grosso”, afirma o magistrado.
Assinaram o documento o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT 23), Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TER/MT), Tribunal Regional Federal da 1ª Região – Seção Judiciária de Mato Grosso (TRF 1- SJMT), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (SEPLAG/MT), Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso.

Autor: Bruno Vicente

Leia Também:  Abertura do 54º Fórum Nacional de Juizados Especiais tem palestra e homenagem a "fonajeanos"

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade